terça-feira, 3 de junho de 2008

Brasil permitirá a entrada de carro chinês no Brasil !


O que muitos especialistas da indústria automotiva brasileira temiam aconteceu: os primeiros carros chineses chegam no Brasil até final de agosto. E esse medo tem fundamento. O primeiro automóvel chinês a desembarcar por aqui será o hatchback Ideal, veículo que desbancará o Fiat Mille do posto de modelo mais barato vendido no país. Feito pela Changhe, o compacto será importado pela empresa Effa Motors.
Com 3,56 metros de comprimento, 1,60 m de altura e 1,67 m de largura, o hatch chinês estará disponível somente na configuração de quatro portas e terá preço sugerido de R$ 22.980, isto é, R$ 720 a menos que o Mille. Nesse valor já estão incluídos ar-condicionado, vidros elétricos, CD player, pára-choque pintado na cor do veículo e banco do motorista com regulagem de altura.
Acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades, o motor 1.0 a gasolina do Ideal rende a potência de 47 cavalos a 5.000 rpm e torque de 7,3 kgfm, disponíveis entre 3.500 e 4.000 rpm. Números suficientes, segundo dados da montadora, para fazer o modelo alcançar 130 km/h de velocidade máxima e percorrer 20 quilômetros com um litro de combustível. O Ideal leva quatro passageiros e chega disponível em cinco cores - prata, vermelho, azul, verde e branco.

Porém, o ele não será o único chinês por aqui. Além do compacto, a Effa Motors importará dois integrantes das linhas Ultra Light Commercial (ULC) e Pick Up. De acordo com o diretor-superintendente da empresa, José Geraldo Sampaio Moura, os primeiros lotes já foram encomendados. Inicialmente serão 200 unidades do Ideal e outras 200, do ULC. Este lote está vindo da China, mas os demais serão importados do Uruguai,em um acordo automotivo fechado, que permitirá o aumento das exportações do país vizinho para cá. O primeiro veículo a ser importado dentro do novo acordo será o Tiggo, utilitário de pequeno porte que será fabricado no Uruguai a partir de chassis trazidos da China. A previsão é que sejam vendidos para o Brasil 1.500 veículos em 2008, a partir do segundo semestre. Em três anos, a produção uruguaia deve chegar a 10 mil veículos.
Hoje, o Brasil importa US$ 18 milhões em autopeças do Uruguai e exporta US$ 230 milhões em veículos e autopeças. O Ministério do Desenvolvimento espera que, em três anos, as exportações para o Brasil cheguem a US$ 100 milhões.

Um comentário:

Anônimo disse...

Show de bola meu velho, ainda não tinha consulltado seu brog, até hoje. li tudo sobre a vinda de carros chineses com preços bem mais em conta.
Gostei também do foco dado na pág. inicial sobre a preservação do M.A., já adicionei em meus favoritos e contantemente estarei dando uma olhadinha nas novidades.
PS.Quando vier a Camaçari, me liga pra tomar-mos aquela cerveja. luciano