Em 08/10/2010 IV Encontro dos ex-alunos de Economia da UFPR.
Segue um pouco da história de um dos melhores curso de Economia da América do Sul.
O Curso de Economia da Universidade Federal do Paraná foi criado em fevereiro de 1945. Na sua concepção, o Curso de Economia tinha como finalidade principal a formação de profissionais altamente qualificados, suprindo assim a carência desses profissionais no Estado do Paraná, para dar suporte técnico para o desenvolvimento sócio-econômico que o Estado experimentaria no pós-guerra. Ao longo de mais de 60 anos de existência, o Curso de Economia da UFPR já formou mais de 3.000 profissionais em economia. Com a realização em 1971 do primeiro curso de pós-graduação, o Curso de Economia tornou-se o pioneiro nessa área no Estado do Paraná. Foi também pioneiro na implantação do primeiro mestrado e do primeiro e único doutorado em Desenvolvimento Econômico no Estado do Paraná. Desde a sua criação, o Curso de Economia da UFPR tem passado por constantes avaliações e atualizações curriculares no sentido de proporcionar a seus estudantes uma sólida formação teórica e instrumental capacitando-os para interpretar as transformações pelas quais a sociedade vem passando, assim como qualificando-os para intervir nessa realidade.
CARACTERIZAÇÃO PROFISSIONAL
O que norteia o perfil do profissional que o Curso de Economia elege como sua marca institucional é o compromisso assumido implícita e explicitamente com a sociedade. Levando-se em conta que a Economia é uma Ciência da Sociedade, a formação do profissional de economia deve ser capaz de atender as variadas demandas da sociedade em toda a sua complexidade e heterogeneidade. Um projeto pedagógico para o Curso de Graduação em Economia deve, portanto, levar em consideração o caráter plural da sociedade e abranger as diversas áreas do conhecimento em economia. Considerando-se os objetivos do curso, o profissional que se pretende formar deve ser capaz de: a) atuar com competência, tanto no Setor Público (nas áreas de pesquisa, planejamento, formulação e acompanhamento de políticas públicas), quanto no Setor Privado (nos segmentos da indústria, comércio, agropecuária e financeiro); b) situar-se de maneira objetiva no âmbito das conjunturas estaduais (rural e urbana), nacional (inclusive regional) e internacional; c) diagnosticar e delinear problemas, assim como construir soluções no campo da micro e da macro economia; d) perceber com elevado senso crítico as rápidas transformações (na tecnologia e no emprego) pelas quais o ambiente econômico e social vêm passando; e) ler, compreender e interpretar os fenômenos econômicos e sociais contemporâneos (o desenvolvimento e o subdesenvolvimento), sob os diferentes paradigmas, tanto na sua aparência quanto na sua essência; f) assumir de maneira responsável uma posição crítica face ao caráter dogmático e apologético das abordagens econômicas tradicionais.
SIGNIFICADO DO SIMBOLO DE ECONOMIA
PRIMEIRO CONJUNTO
I - Folha de acanto: Posto que acoimada de ser planta exótica, lembra, entretanto, uma época de notável fulgor histórico - a arte helênica. A beleza de seu limbo conferiu-lhe o poder da imortalidade, através do censo estético de Calimico.
II - Globo: o Universo, o Mundo
Significado do primeiro conjunto: A administração universal. A Ciência da Administração, abrangendo a todo o mundo. A Ciência Universal.
SEGUNDO CONJUNTO
I - Cornucópia: Fortuna, Riqueza, Economia, Fartura, Abundância.
II - Roda Dentada: A Indústria, estágio mais adiantado da civilização contemporânea.
Significado do segundo conjunto: A indústria como geradora da riqueza. A Economia povos. A abundância decorrente do trabalho industrial. O processo indefinito da máquina como processo civilizador e propulsor do progresso.
domingo, 3 de outubro de 2010
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